02 abril 2010

Consulta na Go pós-parto.

Na 5ª feira... dia 1 de Abril lá fui eu à consulta na GO ver se estava tudo bem comigo.

Ia muito apreensiva, com medo que me magoasse, mas correu tudo bem!
O útero está bem, a cicatriz está óptima... a GO quase nem a via... teve de me perguntar se tinha tido a episiotomia... ficou um trabalho 5* - invisível.

Levei nas orelhitas por ter perdido tanto peso... só faltam recuperar 4kg para pesar o que pesava antes da gravidez. Mas a Go reconheceu que a causa foi a menina Lara mamar de 2h em 2h... ela estava a engordar e eu a emagrecer...

Passou-me o Folifer e ofereceu-me duas caixas de vitaminas maternas.

E deixou uma recomendação: "Começar a espaçar as mamadas da Lara para 3h em 3h.. 4h em 4h... deixá-la chorar a pedir a maminha mesmo... porque o que estava a acontecer é que ela tinha o vício de chuchar... e não era fome".
Assim, quando começa a reclamar e a "tentar" chorar... damos-lhe a chupeta e ela fica tranquila. Quando chega a 3h de espera já começa a chorar a sério... e aí sim é fomeca!
O que a GO diz é que eu preciso de dormir mais de noite - daí também a necessidade de espaçar mais as mamadas porque a perder peso e com este ar cansado... pouco faltaria para deixar de ter leite... nem quero pensar!


A Go deixou-me esta recomendação... já contestada por uma mãe que achou inadmissível e alertou-me que não devia fazer, deixando-me inclusivé alguns links de leitura sobre amamentação. MUITO OBRIGADA!
De facto estava à nora e ia seguir a recomendação da Go... já me estava a passar com a pressão do marido e outros a dizer que tinha de espaçar as mamadas... mas acho que isso devia ser uma coisa natural da bebe... não quero de maneira nenhuma negar-lhe alimento...
Lá no fundo não soava bem... mas não ouvi essa voz do meu coração... por insegurança e desconhecimento... deixei-me levar pela maioria e por conselho de uma médica que não é da área!

Fui ler os links sugeridos e aprendi que os bebés têm picos de crescimento... e nessas fases procuram mais o alimento e deve ser dada a mama a pedido para responder às suas necessidades.

Optei por deixar a recomendação da GO para que as mamãs e futuras mamãs saibam o que se diz po aí... e que não se deve fazer tudo o que nos dizem, sem procurar mais informação e sobretudo ouvir o nosso coração ou instinto!

Obrigada mamã(sabes que é para ti) pela tua mensagem... a tua ajuda não tem preço!!!
Beijinhos meus e da Lara!

Aqui ficam os links de leitura obrigatória!!!

http://mamaraopeito.blogspot.com/search/label/Como%20Amamentar
E isto é mesmo importante que leias :
http://mamaraopeito.blogspot.com/2009/05/picos-de-crescimento.html

Contacto das Conselheiras do Mamar ao peito :
Patrícia Paiva (APPM): 96 8795188
Corroios

Bárbara Correia (BABS): 92 7181198
Carcavelos
Email para tirar dúvidas :
mamaraopeito@hotmail.com

2 comentários:

Tella disse...

Com o Tiago (primeiro filho), tb tem mama de duas em duas horas durante 4 meses e foi desgastante. À noite, foi até aos 7 meses de duas em duas horas. Ia trabalhar mais morta do que viva! Fazes bem em deshabituá-la. eu não consegui e passei um bocado...

Unknown disse...

Olá Sarita!

Exactamente,não vás na conversa dos médicos do "espaçar" e do "de 10 em cada mama", às contas disso a joaninha engordou 40g numa semana! no 1º mês só engordou 220g! Segui o meu instinto e passei a dar sempre que quisesse e a miúda lá começou a engordar entre 1kg e 1,2kg por mês.
Em relação ao emagreceres rápido...discordo da tua médica. Eu engordei 13kg e sai do hospital com menos 9kg, passado 2 meses estava completamente recuperada. Lógico que fui trabalhar e emagreci mais 3kg, mas cada corpo tem o seu metabolismo e se te alimentas bem e ingeres liquidos, não tens de te preocupar.