21 março 2012

A caminho do Hospital... o parto da Rita

No dia 16 de Março, fui à consulta das 39 semanas no Hospital para fazer a recolha Streptococos e ver como estava o cólo.
A médica disse que estava com 3 dedos de dilatação e que o melhor seria ficar no hospital porque o trabalho de parto já estava em curso. Só não o fez porque o gráfico não apresentava contracções regulares e fortes.

Não me doia nada, sentia só pressão no fundo da barriga, pressão no nariz e cabeça quando tinha as contracções e fisgadas nas virilhas. Mas isto já a algum tempo.

A médica disse que era muito arriscado estar assim em casa a esperar de contracções regulares ou o rebentar da bolsa, porque uma vez que não sentia nada podia depois ser tarde demais e chegar ao Hospital em período de expulsão ou com o bebe nos braços.

Fui para casa e no final do dia a pressão no fundo da barriga aumentou.

No final da tarde dei entrada pelas urgências no Núcleo de Partos e já fiquei internada, estava com 4 dedos de dilatação.

Instalei-me na sala de partos e começaram a induzir o parto para ter contracções regulares e fortes. Deram-me a epidural quando viram que tinha 5 dedos de dilatação à meia-noite.

Às 3h o Bruno perguntou à enfermeira se ainda estava atrasado para poder sair e comer qualquer coisa. Quando ela disse que ia estar assim à espera algum tempo e a ordem era para descansar, ele foi à rolote Fora D' Horas comer. Chegou às 4h30 e depois pegou no sono.

Acabou o tempo da 1ª dose e não me doia nada, fui esperando até às 5h15 e pedi o reforço porque já estava a sentir as contracções. A noite foi longa porque não tirava os olhos dos traçados para ver a regularidade das contracções... não conseguia dormir descansada... mas deu para dormitar porque não doia.
Às 7h25 senti um puxo e rebentaram as águas, chamei a enfermeira e o Bruno a dormir no cadeirão acordou com a campainha. Estava com 8 dedos de dilatação, as contracções começaram a ficar mais fortes e pedi o reforço da epidural.

A enfermeira vestiu a bata colocou a máscara, foi chamar as colegas e pôs a ocitocina a correr mais depressa para incentivar as contracções. Nesta fase eu estava sem dores e a  ver a organização.
Depois disse-me para fazer força só para ver... pensei que estava a ensaiar para quando viesse a vontade de puxar.
Só dizia muito bem... que bem que sabe puxar, é isso mesmo.. e a seguir diz: "Olha que cabeludinha..."... "dava para fazer um tótó!" dizia outra enfermeira.

O Bruno deu um salto na cadeira quando ouviu que já se via a cabeça, como era possível?
Enquanto a enfermeira Isabel me fazia o parto as outras 3 enfermeiras estavam a conversar e à espera que a bebe saisse. Estavam na galhofa e até me fizeram rir numa das vezes que estava a fazer força, só porque sim. Tive de recomeçar.

Foi um parto inacreditável... sem dor, sem vontade de puxar, eu fiz força sozinha e ela foi saindo.

No dia 17 de Março às 8h35 nasceu a Rita, linda, com 3.240 kg e 47 cm.

No recobro pegou bem na mama e foi sempre muito sossegadinha. Só acordava para mamar e só chorava se lhe tiravam a roupa.

No inicio custou-lhe bastante a fazer o coco, porque o mecónio era muito duro, mas com massagens e estimulação já se livrou dele.

Em casa continua sossegadinha e de noite acorda para mamar de 3h em 3h sem chegar a chorar.

A mana anda eufórica com a Rita, quer ver tudo e pegar nela. Faz-lhe festinhas e dá beijinhos.

Mas marca o seu espaço e quer muito colo da mamã e quer que seja a mamã a dar-lhe o biberão.

Ainda pediu para beber leitinho, das maminhas da mamã, depois de ver a Rita a mamar, mas achou estranho e eu disse-lhe que era fraco, para a Rita e o dela era do biberão. :)
















11 comentários:

Vera disse...

Felicidades nesta nova etapa.

Ana disse...

Muitas felicidades para os quatro. A Ritinha é linda. parabéns pelas duas princesinhas. beijinhos

Isa disse...

Muitos parabéns!!
Ainda bem que o parto correu bem! Assim é que deviam se todos! Lol
A Rita é uma bebé linda!
Beijinhos

Estrelinhakitty disse...

Uma ternurinha a Rita muitas felicidades beijinhos

Cris ♥ disse...

Parabéns!!!
A Ritinha é uma bebé linda!!!
Beijinhos aos quatro.

R* disse...

Muitas felicidades para a família!!!!
Adoro as fotos das manas juntas...são as duas lindas!
Bjoca

Solbrilha disse...

Muitos parabéns aos 4!!!
Bjs

Lisa disse...

Que delicia de Ritinha ehehehe, parabens aos Papás e mana, na foto em que a Lara tem a Rita ao colo parece um nenuco ahahah
beijinhos

Sandrine disse...

Será possivel que so me tenha aperdebido hj do nascimento da Ritinha :(. PARABÉNS linda, mtas felicidades! A Lara e a mana são duas princesas, q giro ve-las juntas!

Saltos Altos Vermelhos disse...

Muitos Parabéns! Ainda me lembro quando nasceu a Lara :) Meu Deus o tempo Voa mesmo! Beijinhos Nossos :)

Lennita disse...

Parabens e muitas feliciades!!
A Ritinha é uma fofura! E que cabelão pretinho que ela tem!!
Eh pah, vou querer um parto como o teu loool
Beijinhos
Lennita