26 janeiro 2010

Posições confortáveis nas Contracções...


Posições confortáveis para o alívio das dores

Tanto na primeira como na segunda fase do parto poderá adoptar certas posições que lhe deverão aliviar as dores. É aconselhável tentar e selecionar aquela(s) que lhe proporcionam maior alívio, uma vez que este varia bastante de mulher para mulher.

1. Primeira fase do parto

1.1 A posição direita

Durante as primeiras contracções pode apoiar-se numa superfície próxima, ou numa parede, ou no assento de uma cadeira, ou numa cama, desde que mantenha a coluna direita. Se quiser pode ajoelhar-se, colocando uma almofada debaixo dos joelhos. Muitas mulheres preferem ficar ajoelhadas por se sentirem, assim, mais confortáveis e menos tensas. Se começar a sentir dores nas costas tente movimentar a pélvis para a frente e para trás.

1.2 A posição sentada

Pode preferir sentar-se virada para as costas de uma cadeira, inclinando-se para a frente. Se assim for use uma almofada para apoiar a cabeça e os braços, tentando ficar o mais confortável possível. Pouse a cabeça sobre os braços, em cima da almofada e mantenha os joelhos afastados. Pode também colocar uma almofada no assento da cadeira. Para ir alternando de posição sentada na cadeira, pode optar por se encostar ao seu companheiro, a uma porta, a uma parede ou a qualquer coisa em que possa apoiar o corpo. Certifique-se de que mantém as costas direitas, apesar de apoiada.

1.3 A posição de gatas

Coloque-se de gatas, sobre um colchão ou sobre almofadas, com as costas direitas, não arqueadas. Esta posição pode ajudá-la entre as contracções ou aliviando-lhe as dores nas costas. Entre as contracções pode inclinar-se para a frente dobrando os braços, ajudando assim a tirar o peso do bebé das suas costas, ou então, sente-se sobre os calcanhares. Siga o seu instinto e faça como se sentir melhor.

1.4 A posição ajoelhada

Coloque uma pilha de almofadas no chão e ajoelhe-se sobre elas com as pernas afastadas. Tente manter-se tão direita quanto possível e sente-se sobre um lado entre as contracções, alternando de lados. Tente levantar as nádegas com a cabeça apoiada nas almofadas, e, se conseguir, experimente fazê-lo de vez em quando.


2. Segunda fase do parto

2.1 A posição sentada

A segunda fase do parto começa quando tiver a cervix dilatada e puder fazer força. A posição sentada é vulgar e como fazer força é difícil, deverá estar o mais confortável possível para que a tarefa seja mais fácil de realizar. Sente-se confortavelmente, apoiada em almofadas ou apoiada no seu parceiro. Mantenha o queixo para baixo e segure as coxas por baixo quando fizer força, tentando manter-se tão direita quanto possível, de modo a favorecer a força da gravidade. Incline-se para a frente e mantenha as pernas abertas. Entre as contracções descontraia-se contra as almofadas ou apoiada pelo seu companheiro.

2.2 Posição agachada

Esta é uma óptima posição para o parto, na medida em que abre a pélvis e serve-se da força da gravidade para ajudar a empurrar o bebé. Tem o inconveniente de rapidamente se tornar cansativa, pelo que deverá apoiar-se no seu parceiro que, se estiver sentado na beira de uma cadeira, com as pernas abertas, tornará o seu trabalho mais fácil porque poderá descansar os braços nas coxas dele.

2.3 Posição ajoelhada

Esta posição pode ser menos cansativa e também ajuda a fazer força. Mais uma vez o seu parceiro poderá ajudá-la, apoiando-a por debaixo dos braços. Tente manter as costas direitas e, se quiser, pode alternar esta posição com a posição de gatas, o que lhe poderá proporcionar maior alívio.

3 comentários:

Tella disse...

eu dei-me muito bem estando de cócoras!

* SOL * disse...

Olá, adorei sua visita! Obrigada viu... Apesar de ser mãe de segunda viagem, é sempre bom receber dicas, afinal uma gestação é diferente da outra!!! Bjus

kat disse...

pois é... a minha questão às tantas era lidar com o cansaço, deitada descansava mas as contracções eram mais dolorosas.. de pé, apoiava-me na parede, em alguém ou no parapeito da janela do hospital... O mais importante é manter a calma!
Que tenhas uma boa hora e pequenina!!