29 março 2010

A Lara está a crescer...

Fui pesar a Lara ao pediatra no dia 25 Março.

Estava com 3.600 kg. Na última semana engordou 440 kg, pelas contas do pediatra 50 gr's por dia... sendo a média 20 a 30 gr.

Pudera...a mamar de 2h em 2h... e a dormir bastante... esta menina só podia estar a ganhar peso.

Depois fomos ao C Saúde para levar asa primeiras vacinas: BCG e hepatite.

Dia 13 Abril vai haver mais vacinas no C Saúde e consulta.
Depois a 20 de Abril vai ter consulta no pediatra... e já vai ter mais umas vacinas para levar... fora do plano nacional... rotavirus e outras.

Com uma semana muito movimentada... Dr., infantários, shopping, jantares de aniversário, almoços de Domingo... a menina ficou "fanhosa"... tem o nariz entupido e alguma tosse. Não tem febre o que já me deixa mais descansada... mama bem, dorme bem... vou estando de olho a ver se fica boa depressa!

Engraçado como todos me culpam de ela ter ficado doente...
- uns dizem que é por a ter muito agasalhada...
- outros por ter a minha casa muito quente e depois cá fora está frio... na casa das outras pessoas ela estranha a temperatura...
- e ainda tem quem diga que é por a ter vestido com saia e collants... quando anda sempre envolta numa manta quentinha...

DIZEM QUE EU DEVO vestir-lhe babygrows... reduzir o aquecimento e habituá-la à temperatura de Inverno...
Pois é... nem todos os bebes têm a sorte de nascer no Verão!

Mas e se eu fizer O QUE ME DIZEM e a Lara ficar doente por estar a obrigá-la a estar num ambiente mais frio???
A culpa vai ser das pessoas que disseram que a estava a agasalhar demais? Que a casa estava muito quente? Será que lhes vai pesar na consciência?

Não gosto de fazer o que as pessoas dizem que eu DEVO fazer por uma razão...

Se correr mal... se tiver de arcar com as consequências... sei que foi por algo em que acreditava e em consciência... sentir-me-ia muito pior se fizesse algo que outras pessoas me mandassem fazer, indo contra ao que acreditava e depois corria mal... a culpa seria minha por não fazer o que a minha cabeça mandava.

- Se na barriga a temperatura era de 37º... um bebe com 15 dias não deve andar desprotegido... se até no hospital num calor infernal tinha de andar de manta...

- Se na altura do banho a casa tem de estar a 22º a 25º e a água a 37º... porque não posso ter a casa a uma temperatura de 20º constante????

Só porque temos de sair???

Ela vai sempre agasalhada nas saidas! E nunca podemos estar muito tempo fora... porque está frio... e porque as outras pessoas não têm bebes em casa, nem aquecimento... não têm de ter... mas também não podem culpar-nos de termos esse ambiente em casa e por isso a menina não poder estar muito tempo nesses locais!

Enfim... já me alonguei demais...

6 comentários:

Juliana disse...

Amiga... é sempre assim... não dê ouvidos...
primeiro pq é normal ela ficar doente... não tem defesas o suficiente!!!!
com o tempo você mesma vai aprender o que deve ou não deve fazer ... e mesmo fazendo tudo certinho... eles vão ficar doentes!!! quando entra na creche então... nem se fala rsrsrs
bjinhos e cuida bem de sua pequena!

GiGi disse...

Ficamos felizes por saber que a Princesa tá a ganhar tão bem o peso..

Quanto às "opiniões"..cada um tem a sua, eu ignorava, como pais temos de tomar as decisões pensando no melhor para os nossos filhos e pronto..vão sempre haver "vozes do contra"..

Beijinhos Grandes

aninha rochinha disse...

olha querida quem sabe o que é melhor para os filhos sao as maes! o meu gabriel é um encalorado e como nasceu em outubro ou seja era bem pequenino quando o inverno veio, toda a gente dizia "ai andas com o rapaz na rua com este frio" "ai que esta mal agasalhado" e eu respondo sempre: 1º que eu saiba em cinco meses o meu filho nunca adoeceu, depois ele tem calor! se eu vestir um casaco ele chora de calor! terceiro eu ainda sou mãe dele e com certeza que ninguém quer mais o bem dele do que eu!

as pessoas gostam muito de falar mas olha querida ouvidos moucos!

li disse...

Faz o que achas bem…isso é que é importante!!! ;) Bjs

Unknown disse...

Linda!

Culpar a mãe é sempre mais fácil. Os bébés não regulam a temperatura e a forma de ver se tem calor é colocando um dedo nas costas. Se tiver a suar é porque tem roupa a mais, se tiver frio é porque tem roupa a menos.
Na tua casa estava quentinho quando lá fui e acho que não havia necessidade de teres a mantinha à volta. E quando sais à rua é lógico que deves cobri-la, mas não acho que isso seja falha tua.
Agora, a bébé só tem as defesas que tu lhe passas no leitinho e vai ficar doente quer queiras , quer não. O contacto com outras pessoas implica sujeitá-la a virus, mas que podes fazer?
As pessoas têm sempre de opinar e por vezes tornam-se desagradáveis. vá lá que ainda não levaste com a treta do leite materno não ser bom e suficiente.
Vais ouvir cada coisa...deixa-as sair ainda mais rápido...para não entupir os ouvidos. :)

M disse...

Olá
Descobri agora o teu blog e estou a adorar lê-lo. Estou grávida de 31 semanas e este teu post espelha o meu stress com o que aí vem. pq é que as pessoas têm spr de dar opinião qd ninguem lhes pediu??Que nervos!!já na gravidez fazem isso, pq tou a comer mt, pq tou a comer pouco, etc.
Fazes mt bem, tu é q és a mãe, tu é q sabes e decides!!!
Bjs
Lara (o mesmo nome q a tua filhota ;)